segunda-feira, 20 de julho de 2009
Run, Forest, Run
Aê! Ontem voltei a correr, depois de 3 semanas de caminhadas. Consegui depois de 15 a 20 minutos andando bem rápido, para esquentar músculos, tendões, articulações. Minha panturrilha sempre é um problema quando volto a correr, então tenho que aquecer bastante.
Mas, depois disso foi só alegria. Já estou quase chegando à aquele ponto da liberação de endorfina, que é uma delícia. Enquanto corria ontem no Eixão, relembrei algo que sempre observei nas minhas caminhadas e corridas. No parque e nas ruas, principalmente, sempre cruzei com gente que corre mas não sabe correr. Corre miudinho, quase morrendo, mas corre para dizer que corre pra todo mundo.
Desde que comecei a aprender a correr, me ensinaram que existem duas coisas na corrida: a passada e a velocidade da passada. No começo, a velocidade quase não importa. O que é mais crucial é você achar o tamanho correto da sua passada, que é a distância entre os pés, o tamanho do "passo" mesmo.
Se sua passada é curta demais, você acaba não conseguindo fazer o movimento que chamam de "mata-borrão", que é conseguir colocar o calcanhar primeiro e fazer o resto da pisada terminando nos dedos. Quem corre "curtinho" acaba pisando com o meio do pé, ou pior, com a parte da frente, o que causa lesões, dor etc.
Se sua passada é mais longa do que o ideal, você acaba podendo estirar um músculo, algo assim. Então, faça o exercício de descobrir o tamanho da passada para poder fazer uma corrida confortável, mesmo que seja devagar, em uma velocidade baixa.
Outra coisa importante na corrida é o tênis. Vamos pensar um pouco aqui. Quando você corre na rua, não gasta nada, não precisa gastar dinheiro. Tirando 1 real ou 2 para uma água de côco, é de "grátis". Então, vale à pena investir em um bom tênis, que custa entre 300 e 600 reais (top de linha). As marcas mais bacanas hoje, para corrida, são Asics e Mizuno. Essas, inclusive, são marcas que corrigem a sua pisada.
Existem, basicamente, 3 tipos: a pronada (pisada "pra dentro"), a normal e a supinada (pisada "pra fora"). O ideal é você verificar qual é a sua pisada e comprar o tênis mais adequado. Dá muita diferença e ajuda a evitar lesões. Leia mais aqui.
Uma coisa importante de se dizer: músculo, quando se machuca, ele se recupera. Articulação, uma vez ferrada, nunca mais volta a ser a mesma coisa. E, na boa, nada pior do que ter que parar um treino que vem sendo bacana por conta de machucado. Então, todo cuidado é pouco. Uma dica é a seguinte: se você estiver fazendo muito barulho para correr, na hora que pisa no chão, é que algo está errado. Perceba quem corre ao seu lado, se o tênis faz muito barulho no chão quando a pessoa pisa, certamente ela estará correndo de forma inadequada.
Para quem quer começar a correr recomendo também fazer parte de um grupo de corrida ou pegar algumas aulas com algum professor ou personal. Isso fez muita diferença para mim. Aprendi a correr na subida, na descida (que é mais fácil de machucar), a importância de empurar o joelho pra frente e não para cima, etc. O que aprendi aplico até hoje e, graças a Deus, nunca machuquei.
Corrida para mim é o único exercício que gosto mesmo. Quando estava grávida sonhava que estava correndo. Gosto muito de patins também, mas corrida é também o esporte mais prático que existe. A sensação de liberdade, do sol no rosto, de ver a vida na sua frente enquanto você corre é sem igual. E, importante, ajuda muito a emagrecer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário